HOME  |  FAQ  |  MAPA DO SITE  |  CONTACTOS
 
 

Se eu quiser visitar o Monumento Natural, quais os dias em que posso fazê-lo?
Estamos abertos de Terça a Domingo. Não esquecer que o dia de fecho é a Segunda, excepto se esta coincidir com um feriado.

Como se processa a visita ao Monumento Natural?
A visita inicia-se pela observação de um vídeo de enquadramento (opcional), seguida de um percurso pedestre com cerca de 1500 metros com acesso à laje onde se encontram as pegadas dos dinossáurios.

Existe informação disponível ao visitante?
Sim. A cada visitante é disponibilizada informação num folheto que apoia a visita. Ao longo do percurso existem paineis informativos e leitores de paisagem que completam a informação, adicionando aspectos da História da Terra, Dinossáurios, formação das pegadas, interpretação da paisagem passada e actual, entre outras.

Vou com a família e gostava de fazer um piquenique. Existe alguma estrutura de apoio?
Sim. No local o visitante dispõe de mesas em parques de merendas que poderá utilizar para apoio às refeições. Todavia, não existe qualquer assador que permitar confeccionar as refeições. Na recepção podem-se adquirir bebidas e café, durante o período de funcionamento.

É fácil chegar ao local?
Sim. Num raio de 10 km em redor existe sinalização nas principais estradas e cruzamentos. As localidades de referência para uma aproximação mais fácil são Fátima e Torres Novas.

Tenho um filho com deficiência a nível motor. Poderá ele observar as pegadas?
Sim. Os deficientes e aqueles que o acompanham podem-se deslocar em viatura de apoio. De salientar que o acesso ao circuito de visitação é gratuito para deficientes e para acompanhantes (até duas pessoas).

É necessário fazer marcação prévia para visitar?
Não. É sempre possível fazer a visita autonomamente, pois o circuito está preparado para o efeito.

Todas as visitas são guiadas?
Não. Só serão guiadas as visitas para grupos marcadas previamente; aos fins de semana de hora a hora para.

Sou professora e gostaria de levar os meus alunos a visitar as pegadas. Como é que faço a marcação?
Para fazer a marcação deve ligar para o 249 530 160, falar com Luísa Santos e fazer a pré-inscrição. Seguidamente, o responsável pela visita deverá enviar um fax, carta um e-mail, confirmando a pré-inscrição. Este modelo aplica-se a todos os grupos que pretendam visitas acompanhadas com um enquadrador qualificado.

Nas visitas para grupos, existe algum programa pedagógico associado?
Sim. Se houver marcação prévia o grupo é acompanhado por um enquadrador qualificado para o efeito e, paralelamente, são distribuídos guiões de exploração pedagógica adequados a cada nível de ensino (1º Ciclo, 2º e 3º Ciclos e Secundário).

Para além das visitas existem outras actividades?
Sim. Com a existência do Centro de Animação Ambiental que permite o alojamento de grupo, é possível planear outras actividades, tais como escalada e rappel, canoagem, espeleologia, percursos pedestres, passeios de burro, etc. Para mais informações sobre possíveis programas deverão ser contactados os serviços do Monumento Natural.